OFS

ofs

A participação de angelinenses na Ordem III Franciscana começou muito antes de sua fundação na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Angelina, pois mais de vinte pessoas já integravam a Fraternidade da Paróquia Santo Amaro da Imperatriz.

Neste Município foi fundada aos 10 de abril de 1921, dois dias após o decreto de instalação da nova Paróquia.

Em 1925, a Ordem ganhou do então Bispo Diocesano de Florianópolis Dom Joaquim Domingues de Oliveira a licença para a criação de um cemitério particular nas dependências do terreno da Igreja, ao lado do caminho da gruta.

Durante muitos anos era realizada em Angelina a festa em honra ao Patriarca São Francisco de Assis com missas, confissões, comunhões e muitos festejos.

Já em 1962, foi feito o pedido ao Arcebispo de Florianópolis Dom Felício, a criação da Ordem Franciscana Secular na Comunidade de Betânia, pois os terceiros da Capela São Sebastião não tinham como participar das reuniões na sede devido a dificuldade de locomoção por razão das precárias condições do acesso.

Um ano após, a Fraternidade de Betânia contava com 35 membros, enquanto a Fraternidade da sede já tinha deus 108 irmãos terceiros.

Durante toda a sua existência nesta Paróquia, muitos encontros e reuniões com terceiros de Angelina e outros municípios foram sendo feitas tanto na sede, quanto em outras comunidades.

Atualmente, Angelina conta com a OFS nas comunidades da Matriz, Betânia, Garcia e Barra Clara.