O Simbolismo da Coroa do Advento

A Coroa de Advento possui um sentido religioso e cristão. Como vimos anteriormente, sua origem deu-se num contexto social no qual a vida humana estava fortemente ameaçada.
Por se tratar de uma linguagem simbólica, a Coroa de Advento com seus elementos podem ser interpretadas de diversas formas. Por isso aqui nós vamos interpretá-la de acordo com a nossa realidade climática, cultural e eclesial. Mas, tendo em vista que a celebração da Coroa de Advento, desde suas origens, possui um forte apelo de compromisso social, de promoção das pessoas pobres e marginalizadas. Por isso essa celebração deverá comprometer-nos com as realidades ao nosso redor que ameaçam a vida humana.
Neste sentido, podemos dizer que a Coroa de Advento constitui um hino à natureza que está constantemente se renovando; um hino à luz que vence as trevas; um hino a Cristo, a verdadeira luz, que vem para vencer as trevas do mal e da morte. Assim, a mensagem da Coroa de Advento é percebida a partir dos simbolismo de cada um de seus elementos, como vamos ver agora.
O CÍRCULO
Primeiramente, a coroa tem a sua forma, que é a forma circular. O círculo é símbolo da eternidade, da unidade, do tempo que não tem início nem fim, de Cristo, Senhor do tempo e da história. O círculo, em sua forma, também nos lembra o sol, que favorece a vida para todas as criaturas, ele fera a vida. E este sol, para nós cristãos, também é símbolo de Cristo, o sol que ilumina a nossa vida.

OS RAMOS VERDES

Os ramos verdes que enfeitam o círculo geralmente são de cipreste, de pinus, de abeto. Ao contrário das outras árvores, estes que acabamos de falar, não perdem suas folhas durante o inverno, diferente das demais árvores. É o caso da nossa araucária, mais no Sul do Brasil. Todas as outras árvores perdem as suas folhas e ficam só com os galhos, parecendo quase mortas. Por isso, os ramos verdes dessas árvores, são sinais de persistência, de esperança, de imortalidade, de vitória sobre a morte.
AS VELAS
Quanto as velas… As quatro velas indicam as quatro semanas do Tempo do Advento, as quatro fases da História da Salvação preparando a vinda do Salvador. Indicam também os quatro pontos cardeais, a Cruz de Cristo, o Sol da Salvação, que ilumina todo o mundo envolto em trevas. Assim, o acendimento das velas, uma a cada semana, significa a progressiva aproximação do nascimento de Jesus, a progressiva vitória da luz sobre as trevas.
E quanto as cores das velas? Descubra a resposta conferindo o vídeo abaixo.
 
Share

Leave a Comment