Catequese e Sacramentos

Iniciação Cristã e catequese

“Ou educamos na fé, colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo e convidando-as para o seu seguimento ou não cumpriremos nossa missão evangelizadora” (Documento de Aparecida, 287). “Propomos que o processo catequético de formação adotado pela Igreja para a Iniciação Cristã seja assumido em todo o continente como a maneira ordinária e indispensável de introdução na vida cristã e como a catequese básica e fundamental. Depois virá a catequese permanente que continua o processo de amadurecimento da fé…” (DA, 294).
Para informações sobre a Catequese em nossa paróquia entre em contato conosco:

Batismo

O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão. As informações e o cadastro do Encontro de Preparação do Batismo para pais e padrinhos são fornecidas pela Secretaria Paroquial.
Telefone: Tel. (48) 3274-1185
Fax (48) 3274-1185

Confissão

Certamente você já se confessou uma, várias, muitas vezes. Sabe que este é um momento privilegiado da graça misericordiosa de Deus. Este sacramento foi instituído por Cristo quando disse: “Recebei o Espírito Santo, àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos” (Jo 20,22ss). Não foi invenção de ninguém. Por meio dele, todos nós, filhos de Deus temos chance e oportunidade para renovar nossa caminhada de cristão, fundamentando nossa vida na vida de Cristo e na sua misericórdia. A misericórdia é a água que nos lava e nos purifica, nos faz recobrar a vida. É tão belo este sacramento, que se soubéssemos mesmo da sua grandeza, jamais o deixaríamos para trás. Ele é o caminho deixado por Jesus, para que nos reconciliássemos com Deus, com os outros e conosco mesmos. (BERTOLINI, José. Os Sacramentos em sua vida. Edições Paulinas e Catecismo da Igreja Católica).
Horários de confissões: Confissões e Bênçãos
Diariamente na casa Paroquial. Sendo em especial, para os romeiros, nos domingos, após a missa das 10h00.

Casamento

A celebração do sacramento do matrimônio é, antes de tudo, um ato de espiritualidade e de encontro com Deus, pelo qual, um cristão e uma cristã, diante de Deus e da Igreja, assumem o sagrado compromisso de viver o amor e a fidelidade por toda a vida, em obediência à ordem do Senhor: “Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e unir-se-á a sua mulher e os dois serão uma só carne” (Mt 19,5).
Para informações sobre curso para noivos e celebração de casamentos no Santuário, entre em contato conosco: