A cidade brasileira onde São Pedro não é padroeiro só dos pescadores

Em Salvador, a devoção a São Pedro tem vários significadosweb-pope-francis-general-audience-c2a9-antoine-mekary-aleteia-dsc8357

São Pedro é muito conhecido pelos fiéis católicos por ser o santo padroeiro dos papas e dos pescadores (já que ele era pescador e também foi o primeiro papa da Igreja).

Mas em uma cidade do Brasil, a festa de São Pedro ganha outros significados. Estamos falando de Salvador, BA, onde o santo também é padroeiro:

– dos viúvos e viúvas, porque era viúvo;

– dos porteiros, porque Jesus lhe confiou as chaves do Reino dos Céus;

– dos comerciantes, porque na capital baiana, a paróquia de São Pedro está localizada no centro da cidade, numa área comercial.

A Festa de São Pedro e São Paulo é uma das celebrações mais importantes e antigas do calendário litúrgico, introduzida na liturgia no século II para lembrar o martírio dos dois santos. Foi colocada pela Igreja em 29 de junho para ocupar o lugar de uma antiga celebração pagã que exaltava as figuras de Rômulo e Remo, os mitos considerados fundadores da cidade de Roma. São Pedro e São Paulo foram os fundadores da Roma cristã. Pedro morreu provavelmente no ano de 64, crucificado de cabeça para baixo. Paulo morreu decapitado no ano de 67.

Em Salvador

Os vários significados da devoção a São Pedro fez da festa em homenagem ao santo uma das mais tradicionais dos devotos soteropolitanos. Em 2017, o tema das celebrações será A Igreja de Cristo sob a proteção de Pedro e Maria e estão programados tríduos, Missas e procissão.

 Oração a São Pedro – Guardião das Chaves do Céu

Gloriosíssimo São Pedro,creio que vós sois o fundamento da igreja, o pastor universal de todos os fiéis, o depositário das chaves do céu, o verdadeiro vigário de Jesus Cristo; e eu me glorio de ser vossa ovelha, vosso súdito e filho. Uma graça vos peço com toda a minha alma; guardai-me sempre unido a vós e fazei que antes me seja arrancado do peito o coração do que o amor e plena submissão que vos devo nos vossos sucessores, os Pontífices Romanos. Viva e morra como filho vosso e filho da Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana. Amém!

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *