7 dicas práticas para viver bem a semana santa com as crianças

A Semana Santa é o tempo mais importante para a Igreja Católica. É a semana em que vivemos a Paixão, a morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. É um tempo triste, pelos sofrimentos de Cristo, mas também de alegria, pois a vida venceu a morte.

É importante que as famílias procurem viver a Semana Santa com as crianças com toda devoção e respeito que lhe cabe. E, sim, elas podem e devem participar desses momentos para que aprendam o seu significado e a sua importância. Mas como podemos transmitir para os pequenos os ensinamentos desse tempo litúrgico? Veja 7 dicas práticas que irão te ajudar a viver a Semana Santa com as crianças.

1 – As crianças precisam também participar das celebrações litúrgicas da Semana Santa, que começa no Domingo de Ramos. Para esse dia, incentive seus filhos a também levarem um ramo para ser abençoado durante a celebração. É importante também que as crianças participem da missa de lava-pés na Quinta-Feira Santa, da celebração da Paixão na Sexta-Feira Santa e da Missa da Ressurreição no sábado à noite, além da missa do Domingo de Páscoa.

2 – Aproveite esse período para contar para as crianças como se deu a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus. Caso tenha em casa uma bíblia infantil, leiam juntos essa história. Mas, se não tiver, leiam juntos um dos evangelhos que narram essa trajetória de Cristo.

3 – Passar a semana santa com crianças sem ver TV (o que poderia ser uma penitência) é um tanto difícil. Então, porque não aproveitar um dos dias da Semana Santa para assistir em família desenhos sobre a Paixão de Cristo?

4 – Aproveite essa semana para desenvolver com as crianças algumas atividades educativas sobre a Paixão. Que tal usar a massinha de modelar para montar o cenário do Monte Calvário – onde seu deu a crucificação de Jesus, e o sepulcro no qual o seu corpo foi colocado? Lembre-se de fazerem o sepulcro vazio e aberto – sinal da Ressurreição.

5 – A partir da Sexta-Feira Santa, ensine seus filhos a fazerem genuflexão ao passarem diante de um crucifixo. Tanto na Igreja quanto em casa. Como um símbolo visível, repita o gesto que se faz nas Igrejas, de serem cobertas todas as imagens e crucifixos até a Vigília Pascal. Escolha a melhor forma de viver isso em sua casa.

6 – Na Sexta-Feira Santa, vivam juntos a abstinência de carne (de gado, porco e aves). Ensine isso a seus filhos.

7 -No almoço do Domingo de Páscoa tenha uma imagem ou ícone de Jesus Ressuscitado sobre a mesa e rezem antes da refeição agradecendo a Jesus por sua morte redentora e por sua ressurreição que nos demonstra que o amor, a paz e a verdade hão de triunfar. É um dia de festa! Prepare a casa, o almoço festivo, flores. Jesus terá ressurgido das trevas! E não deixem de ir à missa, esta deve ser a principal ocasião do dia.

Por Dominus Comunicação

Uma opinião sobre “7 dicas práticas para viver bem a semana santa com as crianças

• 17 de março de 2018 em 17:01
    Permalink

Bela mensagem, nos alertando e recomendando os pais p/ com as crianças, como agir na Semana Santa , e atitudes diante da Cruz ! Paz e Bem !

Resposta