5 motivos para você fazer uma peregrinação com sua pastoral e movimento

Fazer uma peregrinação requer antes um tempo de preparação.  É importante definir  se o trajeto será feito sozinho ou em grupo. Depois,  escolher dia e horário para realização do trajeto, prever os materiais que serão levados como alimentação, água, kit de primeiros socorros, terço e livros de oração. E por fim, realizar o percurso escolhido em espírito de oração.

É sempre bom a peregrinação em companhia dos amigos e irmãos da pastoral ou movimento. Então, aqui apresentamos alguns motivos que podem ajudar você e o seu grupo durante uma peregrinação:

1 – Encontrar-se com Deus

Essa deve ser a primeira e principal motivação do peregrino, esteja ele sozinho  ou em grupo. Encontrar-se com Deus durante uma peregrinação significa rezar, conversar com Deus, falar para Ele o que o  coração deseja e as razões que te levaram a buscar a fazer a peregrinação.

2 – Ter uma intenção para apresentar a Deus

A maioria dos peregrinos caminha rumo a um santuário porque tem algumas intenções para apresentar a Deus. Alguns vão a pé até lá para agradecer a Deus por graças alcançadas, fazendo com que a peregrinação seja o pagamento de uma promessa. Outros se antecipam às graças de Deus, e se tornam peregrinos suplicantes do auxílio do Senhor diante de alguma realidade difícil da vida. Aqui se vê que sempre há uma motivação oracional na vida do peregrino.

3 – Praticar devoções

O trajeto da caminhada é um dos momentos oportunos para o cultivo da vida devocional. Uma das mais conhecidas e utilizadas entre os peregrinos é o santo terço. Esta exalta as maravilhas do Senhor na vida de Nossa Senhora e lembra os peregrinos de que o Todo Poderoso pode realizar maravilhas. Há outras orações bastante conhecidas que também pode fazer parte do trajeto dos peregrinos como o ofício da Imaculada Conceição. Somando às orações, há os cantos de louvor a Deus, que faz com que através da música, Deus seja exaltado.

4 – A oração comunitária

Enquanto se percorre o trajeto, os peregrinos vivenciam um profundo momento de oração comunitária. Estas já são iniciadas na saída  e só é interrompida nos momentos de parada para descanso, sendo logo retomadas ao continuar o percurso. No momento da chegada ao santuário, os fiéis costuman fazer uma oração de gratidão a Deus por concluírem o percurso.

5 – Participar da Missa

Outro momento muito importante para os peregrino é a participação da Santa Missa. É sempre bom que o peregrino contemple em seu trajeto uma Celebração Eucarística. Geralmente, quando estão em grupos, combinam antes onde participarão da Missa. Seja antes, durante ou no final da peregrinação, a Missa é a plenitude das orações dos peregrinos. O Santuário da Imaculada Conceição, em Angelina, oferece Missa aos peregrinos todos os domingos às 10h.

Importante:

Sempre que for fazer uma peregrinação, verificar a distância a ser percorrida e consultar um médico para avaliação das condições de saúde do peregrino (se possibilitam a realização do trajeto).

Agora que você já conhece alguns motivos para realizar uma peregrinação, junte o seu grupo de oração, pastoral ou movimento e venha peregrinar rumo ao Santuário de Angelina.